A importância da Gentileza

Fica a saber neste artigo porque é importante praticarmos a Gentileza no nosso dia-a-dia.

Compartilhar nas Redes Sociais:

A Gentileza é um valor muito importante a ser praticado no nosso dia-a-dia, pois é ela que nos faz ser bem educados, simpáticos, meigos e a respeitar os outros e nós mesmos. Com os dias cada vez mais a passarem a uma velocidade frenética, as pessoas muitas das vezes esquecem-se de ser gentis consigo mesmas e principalmente com os outros.

Já diz a célebre frase de José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza: “Gentileza gera Gentileza.”. Toda a gente gosta de ouvir expressões como: “Bom dia!”, “Posso ajudar?”, “Como te sentes hoje?”, “Obrigado!”, “Foi um prazer!”, entre tantas outras. Ou também de ver e sentir gestos como um simples sorriso de alguém, um comprimento de mãos, um aceno de alguém conhecido, entre outros.

Estas expressões e gestos vêm demonstrar que a gentileza faz parte de um processo de sociabilidade entre as pessoas e que, é o “meio caminho andado” para o sucesso em qualquer circunstância da vida, ou seja, tratar os outros tal e qual como gostaríamos de ser tratados é a chave para alcançarmos a vitória.

Proponho-te que faças durante uma semana o seguinte exercício:

  • Por 4 dias sê gentil com pessoas próximo de ti que conheças.
  • Vê e sente qual a reação dessas  pessoas e anota num caderno teu.
  • Depois faz o mesmo por mais 3 dias, mas agora com pessoas que não conheces de lado nenhum.
  • Vê e sente a reação dessas pessas que não conheces e regista no mesmo caderno.
  • Faz uma refelexão no final dos 7 dias acerca da tua gentilidade com os outros. Vais ver que algo mudou em ti! Apesar de o exercício ser durante uma semana, deves saber que a gentileza tem de ser praticada diariamente, ou seja, tem de ser praticada hoje, amanhã e depois para que alcances os resultados que desejas.

Mas, não te esqueças de ser gentil contigo mesmo também. É costume por vezes nos menosprezarmos e acharmos que não temos utilidade nenhuma, que não passamos de mais uma pessoa que veio ao mundo. Ser gentil connosco mesmos é saber ouvirmos o nosso corpo e mente e tratá-los como eles merecem. Com cuidado, serenidade, simpatia e respeito, pois cada pessoa é única e especial.

A Gentileza é um dos principais valores pelos quais o projeto Universo do Conhecimento se rege. E tu és gentil contigo mesmo e com os outros?

Sobre o autor | Website

Sou um Ser na descoberta do Autoconhecimento. Com o Portal/Blog Universo do Conhecimento pretendo ser uma inspiração para todos aqueles que, assim como eu, querem evoluir, ser felizes e aceder a/viver uma vida de infinitas possibilidades para o despertar de um novo Nível de Consciência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!